Seguro de Responsabilidade Civil: o que é?

Seguro de Responsabilidade Civil: o que é?

Mesmo sem que a gente entenda o que isto significa, o conceito de responsabilidade civil está muito mais presente no nosso dia a dia do que a gente pode imaginar.

Para que você entenda melhor do que eu estou falando, vamos exemplificar: suponhamos que você se envolva em um acidente de trânsito que acaba gerando danos a terceiros envolvidos. Se tivermos o Seguro do Veículo, a cobertura para os danos causados poderá ser acionada de forma imediata. Esse é um dos tipos de seguro de responsabilidade civil! Mas atenção: não é somente o seguro para carros que oferece essa modalidade de proteção, sabia?

O Seguro de Responsabilidade Civil tem a finalidade em garantir a indenização ao segurado por danos não intencionais, danos corporais e materiais que possamos a vir causar em terceiros. O principal objetivo desse tipo de modalidade é a tranquilidade financeira ao segurado frente a situações que imprevisíveis relacionadas a outras pessoas.

Você pode contratá-lo de forma individual ou como sendo parte de uma cobertura adicionais para outros seguros que você já tem, como o Seguro Residencial, por exemplo.

Seguro de responsabilidade civil e residencial

Se você já tem o Seguro Residencial ou está pensando em contratá-lo, é possível adicional o Seguro de Responsabilidade Civil em diversas frentes: Familiar, Prática de esportes, danos morais e empregados domésticos. É importante você sabe que nesse caso em questão, não só a sua casa e seus bens estarão protegidos, mas também toda a família que nela habita junto com você.

Vamos entender um pouco melhor como tudo isso funciona?

Responsabilidade Civil Danos Morais

Você vai dar uma festinha de aniversário para o seu filho, sendo o responsável por tudo. Num único minuto de desatenção, o amiguinho dele de escola quase se afoga na piscina. A família dessa criança que quase se afogou poderá entrar na justiça com um processo contra você por danos morais, especialmente se esse incidente acabar deixando sequelas na criança.

Nesse caso, o seguro age cobrindo todas as despesas financeiras que você possa vir a ter.

Responsabilidade Civil Familiar

Num simples momento de distração, que acontece com maior frequência do que gostaríamos de admitir, o seu cão ataca o seu vizinho. É claro que você irá se prontificar a assumir com todo o aparato médico.

seguro responsabilidade civil protecao familia 1024x417 - Seguro de Responsabilidade Civil: o que é?
Seguro de Responsabilidade Civil: o que é?

Quando se tem um seguro desse porte, você terá direito ao reembolso de todas as despesas médicas utilizadas na questão, sendo ela de medicamentos ou hospitalares.

Responsabilidade Civil Empregados Domésticos

Este é o seguro que garante ao empregado doméstico (que também pode ser estendido para a babá do seu filho) em caso de invalidez permanente decorrente de acidente sofrido durante a prática laborativa ou morte.  Note-se que precisa haver o nexo causal, ou seja, a invalidez ou a morte deve estar correlacionada a atividade de trabalho deste.

Responsabilidade Civil Prática de Esportes

Vamos supor que o seu filho, que joga futebol, dê um carrinho no adversário, causando dano a este durante uma partida. Então, este será o seguro que você deverá acionar no caso do reembolso desejado com todas as despesas que você terá em reparar o dano causado.

A importância do Seguro de Responsabilidade Civil

Como nós listamos acima, uma série de imprevistos estão sempre prestes a acontecer, tanto com você quanto com os membros da sua família. É impossível que a gente consiga prever todas as situações ou que elas terminem sempre num final feliz. Mas isso não quer dizer que nós não podemos nos preparar para esses imprevistos e saber agir, da melhor maneira, quando eles chegarem.

Quando você contrata um seguro, você garante mais do que a sua segurança financeira. Você garante tranquilidade para todos aqueles que são importantes para você: a sua família.

Fora isso, é sempre importante estarmos à disposição de ajudar da melhor maneira possível àqueles que sofreram com danos corporais ou materiais decorrentes de alguma atitude nossa, seja no cenário que for. Temos esse compromisso quanto cidadão.

Você deve interpretar o seguro como forma de prevenção e investimento para você, sua família e a sua estabilidade financeira! Vendo o mundo dessa forma, você passará a ter muito mais tempo e dinheiro para se dedicar a outras atividades, como aquela viagem tão sonhada, ou aquele curso de especialização engavetado há anos.

E você, entendeu o que é a Responsabilidade Civil Seguro? Entendeu a sua importância? Se ficou alguma dúvida, escreva-nos no campo dos comentários!