10 hábitos financeiros de pessoas de sucesso

10 hábitos financeiros de pessoas de sucesso

Fala Galera, tudo bem com vocês? Eu sei que os hábitos financeiros não acontecem de uma hora para outra. Para que você consiga aproveitar de uma velhice confortável, é necessário, contudo, dar este primeiro passo.

Criar hábitos pode ser bem difícil no começo, mas é necessário persistir. E para te impulsionar nesta jornada, que tal uma lista com 10 grandes inspirações? Assim, já fica como um “norte” de por onde você deverá começar. Vamos lá?

Registre os seus gatos

Sei que pode parecer bem simples, mas este hábito pode fazer toda a diferença dentro da sua vida financeira. Quando você passa a anotar tudo o que sai da sua conta corrente, começa a ter controle não apenas do que gasta, mas também, identifica as despesas superficiais- e consegue cortá-las.

Economize parte do seu salário

Economizar é um grande hábito que deve sim fazer parte da rotina de qualquer pessoa. Muitas pessoas acham que não conseguem guardar dinheiro porque o salário que recebem não é o suficiente, mas este não é o principal argumento, não.

billetes dribble - 10 hábitos financeiros de pessoas de sucesso

Mesmo uma pessoa que não ganha muito, pode ampliar suas receitas quando poupa dinheiro. O ideal é poupar, pelo menos, 15% daquilo que entra, efetivamente, na sua conta. Assim, você cria um fundo de emergência ou consegue guardar numa aposentadoria.

Leia também: Seguro de Vida Resgatável- Você conhece esta modalidade?

E se hoje você não consegue poupar este valor, não tem problema: o que importa, de fato, é começar.

Tenha uma reserva emergencial

Tenha um fundo emergencial para suprir os imprevistos que a vida pode nos dar e assim, conseguir colocar a sua vida financeira em dia. Essa reserva deverá corresponder ao valor de, aproximadamente, três meses de despesas. Você poderá usá-la no caso de doença familiar, por exemplo.

Escolha investimentos sábios

Outro verdadeiro hábito financeiro que se deve ter é, justamente, os investimentos. Acompanhar sempre a notícia do mercado é uma função importante para quem deseja ampliar seu financeiro.

Por exemplo, todo mundo conhece a poupança, mas poucas pessoas percebem que ela não é mais um investimento sadio a longo prazo- existem outras opções. Uma dela é, inclusive, o Seguro de Vida Resgatável, que mescla em uma única solução, a previdência privada + seguro de vida.

Estude sobre as finanças

É aquela frase que todo mundo diz: Conhecimento é poder! Quem quer ter uma vida tranquila, financeiramente falando, segura e equilibrada, precisa ter sim o hábito de ler e de se informar sobre os melhores assuntos financeiros.

Não estou falando para se tornar um expert, mas sim, para que consiga ponderar melhor os investimentos e assim, ganhar mais dinheiro com isso.

Monitore suas aplicações

Não adianta pegar o dinheiro e jogar num fundo qualquer: é preciso acompanhar. Ver se deu o rendimento esperado, conversar com o seu gerente de contas, analisar se compensa ou não, e, em alguns casos, até mesmo trocar de estratégia de investimento.

Fuja das compras por impulso

Isso já aconteceu com todo mundo: vai numa loja, vê algo muito bonito e acaba comprando. Chega em casa, se arrepende do dinheiro de gastou e, às vezes, nem usa o objeto que comprou…

educação financeira pessoal 1 1024x576 - 10 hábitos financeiros de pessoas de sucesso
Fuja das compras por impulso- hábitos financeiros de pessoas de sucesso

Eu tenho uma dica, particular: conte até 10. Quando você estiver na frente de um objeto que julgue gostar muito, conte até 10. Depois disso, pergunte-se: Eu realmente preciso disso pra que? Se não tiver resposta convincente, então, já sabe que se trata de uma compra por impulso- e você pode evitá-la.

Pesquise e compare preços

Um hábito bastante saudável, até mesmo para o mercado num geral: sempre, antes de comprar num lugar, compare os preços. Compare para saber as condições de pagamento, se há descontos à vista, como funciona no caso de parcelamento, enfim. Retire todas as suas dúvidas antes de fechar o negócio.

Invista no que vale a pena

Educação financeira não é, somente, gastar dinheiro pelo gastar. Muito menos que você nunca mais vai poder comprar nada na sua vida! Mas sim, te orientar no sentido de gastar com aquilo que vale a pena, com aqui que vai trazer uma segurança para a sua família, uma estabilidade para você e todos àqueles que você ama.

Um seguro de Auto, por exemplo, representa, além da precaução, um investimento a longo prazo: imagina você, saindo de casa e no caminho acaba colidindo com um carro novo, zero bala! Coloque na ponta do lápis, se você tiver que ressarcir esse prejuízo à vista- agora imagine a mesma situação se você tiver que, somente, pagar a franquia.

Invista seu dinheiro naquilo que lhe trará paz e tranquilidade.

Viva com menos do que você ganha

Para finalizar, esta dica de ouro: viva com menos do que você ganha. Este é um hábito bastante positivo, principalmente, se você está começando a poupar o seu dinheiro. A lógica para conseguir fechar esta conta é bem simples: Faça sempre o possível para que as suas despesas sejam, infinitamente menores que a sua receita.

Se necessário, corte alguns gastos superficiais para conseguir atingir esta proeza.

E então, o que achou? Dá pra encarar este desafio? Eu posso te ajudar a poupar o seu dinheiro oferecendo opções vantajosas que unem seguro + previdência privada- e que cabem certinho no seu bolso. Vamos conversar sem compromisso?